Bolinho de Risoto (Arancini)

Ingredientes

INGREDIENTES DO BOLINHO
1 xícara (chá) de risoto pronto, gelado
25g de queijo colonial em cubos
10 folhas de manjericão
Raspas de 1 limão
1 ovo
½ xícara (chá) de farinha de rosca
½ xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de óleo para fritar

INGREDIENTES DO MOLHO
1 pimentão vermelho
2 tomates-italianos
1 cebola
1 colher (chá) de páprica defumada
Azeite, sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

Pasta de pimentão: preaqueça o forno a 200 ºC. Corte os legumes e coloque-os em uma assadeira. Tempere com a páprica, o sal, a pimenta-do-reino e o azeite. Leve ao forno e asse até dourar. Em seguida, bata no liquidificador até formar uma pastinha.
Bolinhos: misture as folhas de manjericão rasgadas e as raspas de limão ao risoto frio. Separe três pratos fundos. Em um, quebre o ovo e bata-o com um garfo. No outro, coloque a farinha de rosca e no terceiro a farinha de trigo.
Para moldar os bolinhos, umedeça as mãos e enrole uma porção de risoto do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Aperte bem para firmar e deixar o bolinho compacto. Com o dedo, faça um buraco no bolinho e recheie-o com um cubo de queijo. Aperte e enrole novamente para fechar.

Para empanar, passe cada bolinho na farinha de trigo e em seguida no ovo batido, deixando escorrer o excesso. Depois, passe na farinha de rosca, cobrindo toda a superfície.
Para fritar, aqueça o óleo em uma panela pequena em fogo médio. Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo. Com uma escumadeira, mergulhe três bolinhos de cada vez. Deixe fritar por cerca de três minutos, mexendo delicadamente para que dourem por igual e não grudem no fundo. Com a escumadeira, retire os bolinhos da panela e transfira-os para uma travessa forrada com papel-toalha.
Dica: para saber se a temperatura do óleo está certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo; quando acender, está no ponto.