Ceia de Natal Pilecco Nobre

Ingredientes

Arroz:
2 xícaras de Arroz Branco
½ cebola picada
1 folha de louro
100g de ervilhas congeladas
50g de uva-passa
⅙ de um repolho cortado
Sal e pimenta-do-reino

Salada:
½ maço de rúcula
½ pé de alface
½ maço de agrião
150g de figo
100g de presunto cru
Suco de ½ limão
Azeite e sal

Filé Wellington:
1 peça de Filé mignon (400g)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
200g de creme de leite
400g de cogumelos paris processado
3 colheres (sopa) de Mostarda Dijon
1 pacote de massa folhada
8 fatias de presunto de parma
1 gema de ovo

Modo de preparo

Arroz:
Aqueça uma panela com um fio de óleo, refogue a cebola e junte o arroz. Adicione a folha de louro, ajuste o sal e cubra com água quente. Cozinhe em fogo baixo até a água secar. Desligue o fogo e deixe tampado até servir. Misture as ervilhas, o repolho e as passas.

Salada:
Higienize as folhas e disponha-as em um recipiente. Coloque os figos cortados ao meio e o presunto. Tempere com o suco de limão, o azeite e o sal.

Filé Wellington:
Tempere o filé com sal e pimenta-do-reino. Aqueça a manteiga em uma frigideira e sele a carne de todos os lados com a ajuda de um pegador. Retire o filé da frigideira e deixe esfriar na geladeira.
Enquanto isso, aqueça uma frigideira com um fio de azeite de oliva, adicione o alho e os cogumelos e refogue em fogo baixo, até que todo o líquido seque. Depois, tempere a mistura com sal e pimenta-do-reino e junte o creme de leite.

Abra a massa folhada e disponha as fatias de presunto sobre ela. Em seguida, espalhe o creme de cogumelos sobre o presunto. Pincele o filé com mostarda e posicione-o no centro da massa folhada. Enrole a massa folhada ao redor do filé e faça dobras nas pontas para fechar bem. Faça cortes superficiais na massa sem perfurar a carne.
Bata a gema de um ovo e pincele a massa folhada. Leve para assar por 30 minutos no forno preaquecido em 200ºC. Com esse tempo, o filé estará ao ponto para mal passado. Retire-o do forno e deixe-o descansar por 10 minutos antes de cortá-lo.