Congresso de Alimentos LCA Foods 2014 – São Francisco – EUA

Em 2013, participamos do projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, promovido pelo Walmart Brasil, nele, fomos o único fornecedor indicado pelo CETEA/ITAL (Centro de Tecnologia de Embalagem, do Instituto de Tecnologia de Alimentos, de Campinas/SP) para representar o Brasil no congresso de alimentos LCA Foods 2014.
Esse congresso é mundialmente conhecido e une a comunidade científica com os profissionais da indústria de alimentos, pesquisas, acadêmicos e formadores de opinião. Este ano, o LCA Foods foi sediado em São Francisco, Califórnia e contou com a presença de 250 participantes oriundos de diversos países.
 A Pilecco Nobre tem muito orgulho de fazer parte desse grande evento que teve como principais objetivos:
 • Mostrar os desenvolvimentos recentes de metodologias, abordagens, bancos de dados e ferramentas relevantes para a Avaliação do Ciclo de Vida dos Alimentos.
 • Apresentar aplicações da metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida para sistemas de produtos alimentícios e de padrões de consumo de alimentos.
 • Aumentar o uso da Avaliação do Ciclo de Vida e outras ferramentas ecológicas em alimentos e produtos agrícolas.
 • Compartilhamento de informações de suporte e troca de experiências sobre a tomada de decisão ambiental na cadeia de alimentos, de agricultura e também na comunidade de políticas agrícolas.
 • Fornecer fundos/recursos para a sustentabilidade dos setores de alimentos e agricultura.
O case desenvolvido pela Pilecco Nobre foi apresentado em uma sessão de Estudos de Casos que contou com apresentações sobre embalagem para arroz, tendências em embalagens e produção de arroz com menor impacto ambiental.
Neste case foram apresentados os ganhos ambientais decorrentes de cinco melhorias implementadas ao longo do ciclo de vida do arroz Pilecco Nobre: plantio (sistema de irrigação); secagem (radiadores com vapor); beneficiamento (com recuperação de arroz); embalagem (plástico obtido do etanol da cana-de-açúcar) e transporte (frota com diesel S10).
A apresentação do case recebeu elogios dos coordenadores da sessão técnica, formada por pesquisadores de renome internacional, bem como publicação de artigo nos anais do Congresso.

PDF: Design for environment applied to rice production