(2) 55º Congresso Brasileiro do Concreto – Gramado/RS

O desenvolvimento da sílica de casca de arroz tem avançado de forma significativa nos últimos anos através de sistemas de combustão do tipo leito fluidizado, onde as características únicas da sílica presente na casca de arroz, utilizada como combustível, são mantidas. Sua principal aplicação está relacionada ao mercado da construção civil, onde já tem seu uso vinculado a produção de concretos de alta resistência, ou para a redução das quantidades de cimento em traços de concreto permitindo a redução do custo/m³.
Para a fabricação de artefatos de cimento, como blocos e piso intertravado, a sílica tem se mostrado com um promissor material quer permite ganhos de resistência e impermeabilidade alem da redução de custos.
O presente trabalho avalia os teores ótimos de utilização da sílica de casca de arroz na produção de pisos intertravados para utilização em vias de tráfegos de veículos comerciais (fck = 35MPa) e vias de trafego especiais (fck = 50MPa) de acordo com a norma NBR 9781/2013 e a absorção de acordo com a norma NBR 9778:2005.

PDF: AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO EM PISOS INTERTRAVADOS DA SÍLICA DE CASCA DE ARROZ OBTIDA ATRAVÉS DA COMBUSTÃO EM LEITO FLUIDIZADO