O convênio de cooperação técnica assinado entre UNIPAMPA e as empresas Pilecco Nobre/GEEA já começa apresentar seus resultados positivos, pois através desta parceria público-privada, acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UNIPAMPA coordenados pelo Prof. Ederli Marangon juntamente com o empresário Onélio Pilecco participaram da edição do 55º CBC – Congresso Brasileiro do Concreto promovido pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) realizado na cidade de Gramado RS.
UNIPAMPA e Pilecco Nobre/GEEA presentes na 55º edição do Congresso Brasileiro do Concreto promovido pelo IBRACON
Dois trabalhos foram apresentados em seções plenárias no evento, intitulados: “AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO EM PISOS INTERTRAVADOS DA SÍLICA DE CASCA DE ARROZ OBTIDA ATRAVÉS DA COMBUSTÃO EM LEITO FLUIDIZADO” e “ATIVIDADE POZOLÂNICA DA SÍLICA DA CASCA DE ARROZ PRODUZIDA POR COMBUSTÃO EM LEITO FLUIDIZADO”, ambos desenvolvidos na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA campus Alegrete. O congresso é o maior evento técnico nacional na área do concreto, e através desta soma de esforços entre UNIPAMPA e as empresas Pilecco Nobre/GEEA foi oportunizado demonstrar tecnicamente a qualidade e a viabilidade da aplicação de um produto, a sílica da casca de arroz, obtido a partir da utilização de um sistema inovador de queima da casca do arroz desenvolvido por estas empresas.
De acordo com o Presidente do Grupo Pilecco Nobre Onélio Pilecco estas iniciativas estão associadas à filosofia de trabalho da empresa que investe permanentemente em novas tecnologias e processos, como também procura atuar de forma integrada com instituições de ensino e pesquisa, neste caso em particular a UNIPAMPA-Campus Alegrete, no intuito de promoção do desenvolvimento da sociedade como um todo.
O professor Ederli Marangon destaca que “No Brasil existe uma carência na participação da iniciativa privada em projetos de pesquisa e extensão, diferente do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, onde a maior parte dos projetos de pesquisa e extensão são de interesse da inciativa privada. O projeto de pesquisa “Estudo da Durabilidade de Concretos Contendo Sílica de Casca de Arroz” custeado pela Pilecco Nobre/GEEA demostra que em Alegrete-RS, temos uma empresa com essa visão “internacional e de desenvolvimento”, uma vez que esta inserida em sua politica administrativa um dos principais objetivos, a do desenvolvimento regional, estadual e porque não internacional, que é criar o conhecimento através do custeio de pesquisas”.
Além disso, o Prof. Ederli Marangon comenta que para a comunidade acadêmica de modo geral o ganho esta em conhecimento técnico científico e principalmente a de mercado. “O congresso em que participamos (Everton Soares e Letícia Oliveira, como alunos e Ederli Marangon, como professor) custeado pela empresa Pilecco Nobre/ GEEA foi fundamental para demostrarmos nossa qualidade e capacidade como Universidade no cenário nacional, e também reforçar o objetivo pelo qual a UNIPAMPA foi criada, a de desenvolver a região do Pampa do Estado do Rio Grande do Sul. Acredito que estamos fazendo nossa parte como professores e a Pilecco Nobre/GEEA tem demostrado apoio nessa caminhada”.