PLANEJANDO AS CULTIVARES DE ARROZ PARA A PRÓXIMA SAFRA

A Pilecco Nobre Alimentos, reuniu produtores de arroz da fronteira oeste, fornecedores de sementes, instituições financeiras e engenheiros agrônomos que prestam serviços de assistência técnica nas lavouras em reunião jantar nos dias 15 e 22 de maio, onde foi tratado sobre as tendências na comercialização do arroz e seus reflexos na formação dos preços, tendo em vista o aumento do plantio da cultivar IRGA 424 RI que apresenta maior produtividade, porém com qualidade inferior, além de baixo desempenho na cocção,  com isto não atende a expectativa do mercado consumidor.

O arroz gaúcho sempre foi referência em qualidade, sendo reconhecido por todos os consumidores brasileiros, não podemos retroceder e perder este diferencial. Diante deste fato, foi apresentado à campanha de valorização da cadeia produtiva do arroz gaúcho, lançada recentemente pelas entidades vinculadas a indústria como Sindarroz, Sindapel, Fearroz e patrocinada pelas indústrias do arroz e cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul.

Foi apresentado também, pesquisa identificando as marcas de arroz nacionais e regionais que divulgam e ressaltam as variedades nobres em seus produtos como um diferencial de qualidade e consequentemente obtêm maior valor agregado.

Os engenheiros agrônomos presentes, juntamente com os fornecedores de sementes, manifestaram preocupações com o uso demasiado das variedades CLs e RI visando redução de custos da produção e não como tecnologia no controle das áreas com incidência elevada de arroz vermelho.

A Pilecco Nobre através destas reuniões técnicas procura estabelecer um diálogo aberto e franco com todos os elos da cadeia produtiva do arroz, visando à convergência dos trabalhos na busca de obtermos juntos os melhores resultados, pois a empresa é favorável ao aumento da produtividade desde que mantida a qualidade do produto e só assim o estado do Rio Grande do Sul continuará sendo referência em arroz de qualidade.

 

^2CE147C0A48F3FA8E7E52DF12E626E3D82AA40967D9E9FF1F2^pimgpsh_fullsize_distr

 

IMG_5132