Em parceria com a Plastrela, produtora de embalagens flexíveis, e a Braskem, produtora do polietileno verde I’m green™ e maior petroquímica das Américas, a Pilecco tornou-se pioneira no uso do plástico de fonte renovável na indústria arrozeira do Brasil dentro da linha de grãos nobres. O Grupo foi o primeiro a lançar no mercado o arroz TIPO 1 “NOBRE”, um arroz totalmente diferenciado, com grãos longos e espessura uniforme oriundo de sementes selecionadas que têm o melhor sabor e rendimento.
Há 37 anos no mercado nacional, o grupo gaúcho Pilecco Nobre sempre buscou aliar o que há de mais moderno na indústria orizícola mundial com a valorização e respeito ao meio ambiente. Por isso, procura integrar tecnologia de ponta com sustentabilidade e investimentos de alto padrão gerando produtos de qualidade em harmonia com a natureza.
O plástico verde da Braskem, fruto da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade, é produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável. Durante a sua produção, o polietileno verde I’m green™ captura e fixa gás carbônico da atmosfera, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional e pode ser reciclado na cadeia de reciclagem já existente.
A Plastrela foi responsável pelo desenvolvimento da nova embalagem, que mantém a mesma qualidade e resistência e um percentual de conteúdo renovável superior a 51%, informação que acompanhará o selo I’m green™ na embalagem.
“O conceito de crescimento sustentável faz parte do DNA de todo o Grupo Pilecco Nobre que assumiu o compromisso ético do planeta, se preocupando com o futuro das próximas gerações. O uso do plástico verde em nossas embalagens é mais uma contribuição de nossa empresa para o meio ambiente. Como o produto está presente em milhares de lares todos os dias, acredito que a iniciativa deverá proporcionar, no futuro, a utilização desta tecnologia por outros segmentos”, comenta, Onélio Pilecco, presidente da Pilecco Nobre.
“Acreditamos que oferecer ao consumidor brasileiro um produto de qualidade já presente no seu dia-a-dia embalado com o polietileno verde I’m green™ engrandece este projeto, enquanto confirma que inovação e sustentabilidade podem estar ao alcance de todos”, declara Alexandre Elias, responsável pelo negócio de Químicos Renováveis da Braskem.
Na sexta-feira, dia 30 de agosto, na Casa da Farsul na Expointer, foi oficializada a parceria entre as três empresas: Pilecco Nobre Alimentos, Plastrela Embalagens Flexíveis e Braskem.
Sobre a Pilecco
O Grupo Pilecco Nobre é composto pelas empresas Pilecco Nobre Alimentos Ltda, Agropecuária Pilecco Ltda, Transportadora Pilecco Ltda e GEEA – Geradora de Energia Elétrica Alegrete Ltda.
O Grupo investe em pesquisas científicas e utiliza tecnologias limpas na produção e na industrialização, reaproveitando o subproduto sem gerar desperdícios em suas atividades empresariais. A produção da Silica, denominada Silcca Nobre é um bom exemplo disso. Extraída da casca do arroz através de um processo natural e ecológico, a sílica amorfa substitui com qualidade a sílica mineral e pode ser utilizada como adição do cimento em dosagens de concreto.
Outro destaque é a atuação da GEEA – Geradora de Energia Elétrica Alegrete. A empresa processa a casca do arroz gerando energia elétrica renovável suficiente para abastecer a própria planta industrial, e ainda comercializa o excedente para a concessionária local.
Sobre a Plastrela
A Plastrela iniciou as suas atividades em 1979 na cidade de Estrela no Rio Grande do Sul e desde 2007 possui unidade produtiva também no Mato Grosso do Sul, sendo atualmente uma das maiores transformadoras de embalagens flexíveis do sul do País.
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno verde I’m green™ derivado de etanol de cana-de-açúcar no Complexo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul.
Através do Código de Conduta para Fornecedores de Etanol, a Braskem estabelece um compromisso da cadeia às leis brasileiras, às boas práticas ambientais, incluindo redução de queimadas e proteção à biodiversidade, além de questões associadas a direitos humanos e trabalhistas e práticas de avaliação de impacto através da visão de ciclo de vida.